A “Insurtech” (Startup que atua no ramo de seguros buscando simplificar/transformar os processos através da tecnologia) Justus, lançou em junho desse ano a campanha “Suave na nave”, que consistia numa redução no prêmio de seu seguro automóvel, caso fosse comprovado através de um aplicativo que a sua condução fosse “suave”.
A campanha teve o período de duração entre 23/06/2021 até o dia 31/07/2021, abrangendo apenas condutores da cidade de São Paulo, para averiguar a qualidade da condução do segurado, os critérios utilizados eram variados:
– Aceleração
– Velocidade
– Comportamento nas curvas
– Frenagem
– Uso do celular ao volante – para mandar mensagens, por exemplo, avaliando se o motorista é focado ou distraído.
Tendo os critérios acima como modelo, o motorista deveria percorrer 200km durante o período de avaliação. Ainda não foram divulgados os resultados dos participantes da campanha, mas você acredita que o uso dos dados de sua condução poderiam (ou deveriam) contribuir de maneira mais justa para o prêmio que paga em seu seguro?
No caso da Justus, os descontos começam com o score mínimo de 80 pontos, garantindo um desconto de 30% no prêmio pago, com 95 – 98 você ganha um ano de seguro gratuito e acima de 99 pontos seriam 3 anos de seguro grátis.
A adição do termo “tech” ao fim do ramo de empresas não é simplesmente um vocabulário barato, estamos caminhando para um futuro onde os dados tendem a ser cada vez mais revisados para assim servir como balizadores de inúmeros serviços. Conte conosco para permanecer atualizado com o que há de mais relevante no mundo dos seguros.